MONSENHOR BERNARDO JOSÉ KRASINSKI

Filho legítimo de João e Maria Krasinski. Nascido aos 14 de agosto de 1917, no bairro do Abranches em Curitiba - PR Batizado aos 15 de agosto de 1917 pelo Pe. Francisco Komander, C.M.

VIDA SACERDOTAL:

Celebrava aos domingos, missa na Capela do Mossunguê. Eleito Coordenador Arquidiocesano do Clero, em fins de 1973.

Faleceu repentinamente na madrugada do dia 06/03/1975. Seu corpo foi velado na capela do Mossunguê, (onde morreu). Às 13 horas, foi transladado para a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, centro de Curitiba, por ele construída durante o seu paroquiato. As 16 horas foi concelebrada missa de corpo presente por Dom Pedro Fedalto, Arcebispo de Curitiba, Dom Bernardo José Nolker, C.SS.R, Bispo de Paranaguá, Dom Inácio Krause, C.M. Bispo de Shunthê (China), Dom Albano Cavallin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba e mais 79 sacerdotes, encontrando-se ainda presentes 36 padres seculares, 45 religiosos e mais 3 da Diocese de Ponta Grossa, estando a Igreja repleta de religiosas, seminaristas e leigos.

Em seguida o corpo foi levado até a igreja matriz do bairro Abranches, onde Dom Albano Cavallin fez uma oração por sua alma. Em procissão, enquanto os sinos do campanário repicavam funebremente, seu corpo foi transportado ao cemitério local, esperando a ressureição dos justos.

Fonte de Pesquisa: Dom Pedro Fedalto, Bispo Emérito da Arquidiocese de Curitiba.